terça-feira, 4 de maio de 2010

Apoio da Undime MS beneficia cerca de 150 professores na área de língua portuguesa

 

UNDIME MS

Campo Grande / MS, 4 de maio de 2010.

 

 Apoio da Undime MS beneficia cerca de 150 professores na área de língua portuguesa

 

O Ceale (Centro de Alfabetização Leitura e Escrita) da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com o apoio da Undime MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul) está desenvolvendo o curso de formação continuada em Alfabetização e Linguagem, por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), do MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de formar professores dos anos finais do ensino fundamental na área de alfabetização e letramento, considerando como eixo as práticas de leitura e produção de textos.

 

Com início no mês de março de 2010, os encontros são ministrados por docentes da UFMG. Participam cerca de 150 cursistas de língua portuguesa da rede municipal de Ensino de Mato Grosso do Sul. O curso, que acontece simultaneamente nos pólos Campo Grande, Aquidauana e Paranaíba, teve apoio das dirigentes municipais de Campo Grande, Maria Cecilia Amendola da Motta; de Aquidauana, Luzia Eliete Flores Louveira da Cunha; de Paranaíba, Jane Paula da Silva Colombo; além do apoio incondicional dos dirigentes e equipe das secretarias e gerências municipais de Educação.

 

"Somamos esforços para obter êxito na formação", informa a presidente da Undime MS, Maria Cecilia Amendola da Motta.

 

Em março e abril foram realizados o primeiro e segundo encontro. Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2010, os professores finalizarão a capacitação. A ementa do curso, que propõe reflexões sobre os componentes básicos do ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos, prevê, também, a questão dos gêneros textuais e compreensão do conceito de língua e variação linguística. O curso discute conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de leitura e de escrita, articula a teoria com suas possibilidades práticas e propõe atividades e exercícios, tanto para o professor cursista como para execução em sala de aula.

 

Para mais informações

Entrar em contato com o coordenador regional do curso e analista de informações da Undime MS, Thobias Bambil, pelo telefone (67) 3348-5023 ou pelo e-mail undime@assomasul.org.br.

 

Thobias Bambil

Nenhum comentário:

Postar um comentário