sexta-feira, 30 de abril de 2010

URGENTE Siope: municípios tem até amanhã (30/04) para declarar investimentos

 

UNDIME MS

Siope: municípios tem até amanhã (30/04) para declarar investimentos

 

ASCOM-FNDE (Brasília) – Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para os municípios enviarem dados sobre seus investimentos em educação, em 2009, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A transmissão dos números deve ser feita pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), disponível no portal do FNDE. O Siope também está aberto para declarações das secretarias estaduais de educação, que têm até 31 de maio para mandar suas informações.

Até o início desta tarde (27/04), apenas 1.642 dos 5.563 municípios brasileiros enviaram seus dados orçamentários sobre educação. Conforme estipula a Lei de Responsabilidade Fiscal, quem não declarar as informações dentro do prazo ficará impedido de receber recursos do governo federal e os convênios vigentes com a União serão suspensos até a situação ser regularizada.

Com o objetivo de ajudar os gestores que estão com dificuldade em preencher o sistema, a autarquia divulgou no seu portal na Internet um manual com orientações detalhadas. "O documento está bem didático exatamente para facilitar a navegação de qualquer pessoa inexperiente pelo sistema", afirma Paulo Malheiro, coordenador do Siope. 

Planejamento – O Siope coleta, processa e divulga informações sobre os orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Desse modo, auxilia os gestores públicos no planejamento das ações e na melhor aplicação dos recursos na área, ao divulgar indicadores educacionais e financeiros específicos, como dados sobre repetência, evasão e gasto por aluno.


Conheça a íntegra do Manual do Siope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário